quinta-feira, 11 de agosto de 2011

3o CURSO DE EXERCÍCIOS DE MICROECONOMIA CESPE



1.(SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR/ ECONOMISTA/ CESPE/ 2011) Em relação à oferta de bens, serviços e fatores, incluindo a teoria da produção e dos custos, julgue os itens a seguir.

a.)    Para maximizar seus lucros, as firmas deveriam escolher o nível de produção em que a diferença entre a receita marginal e o custo marginal fosse a maior possível. 
b.)    Se a equalização do preço de consultas de psicólogos e psiquiatras gerar redução do número de psiquiatras formados pelas escolas de medicina, então, para os psiquiatras, a curva de oferta de longo prazo será mais elástica que a curva de oferta de curto prazo. 
c.)    Em uma indústria competitiva caracterizada por custos decrescentes, aumentos da quantidade ofertada coexistem com reduções no preço do produto desse setor, gerando uma curva de oferta de longo prazo negativamente inclinada. 
d.)    Se determinada indústria utilizar os insumos em proporção fixa, a taxa marginal de substituição técnica e a elasticidade de substituição entre esses fatores serão nulas. 

2.(SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR/ ECONOMISTA/ CESPE/ 2011) Julgue os itens que se seguem, acerca das teorias da competição.
a.)    Nos shopping centers, muitas lojas de vestuário disputam a clientela desses centros de compras por meio da diferenciação do seu produto. O fato de várias dessas lojas terem poucos compradores ilustra o excesso de capacidade que caracteriza a concorrência monopolística, o que não impede que esses estabelecimentos, no longo prazo, minimizem seus custos médios. 
b.)     No modelo da curva de demanda quebrada, exemplo de oligopólio colusivo, supõe-se que, se uma firma elevar seus preços, suas concorrentes farão o mesmo, o que favorecerá a estabilidade de preços nesse mercado. 
c.)    Os lucros adicionais dos monopólios discriminadores de preço correspondem à perda monetária dos consumidores. 
d.)   A existência de monopólio bilateral no mercado de trabalho garante que a alocação do fator trabalho seja eficiente, pois o salário fixado nesse mercado corresponde àquele que seria estabelecido em um mercado competitivo. 


3. ( TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO/ ECONOMISTA/ CESPE/ 2011) Acerca de custos de produção, julgue os itens subsecutivos.
a.) O custo de depreciação anual do capital ou custo de uso do capital corresponde a quanto o capital perde de seu valor anualmente em razão de seu uso ou de sua obsolescência. 
b.)O caminho de expansão, curva que une os pontos de tangência entre as linhas de isocusto e as isoquantas, apresenta combinações de trabalho e capital pelas quais a empresa deve optar para minimizar os custos em cada um dos níveis de produção. 
c.)Uma empresa pode amortizar seus custos irreversíveis tratando-os como se fossem custos fixos. 


4.(ANALISTA DE ATIVIDADES DO MEIO AMBIENTE/ ECONOMISTA/ EBRAM/ CESPE/ 2009) A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
a.) A disseminação da medição individualizada de água em condomínios, por reduzir a quantidade de água utilizada, conduz a um deslocamento ao longo da curva de demanda de água tratada. 

b.) Se determinado consumidor aloca mensalmente parte de seu salário entre dois bens, x e y, e se a utilidade marginal do bem x for superior àquela referente ao bem y, então, para elevar seu nível de utilidade, o consumidor deve reduzir o consumo de x e elevar o consumo de y.

c.) Para as empresas competitivas que usam o óleo dísel como insumo, a redução de 15% do preço desse combustível desloca as curvas de custo marginal dessas empresas para baixo e para a direita e conduz à expansão da produção dessas empresas. 

d.) As frequentes guerras de preço entre companhias aéreas se devem não somente ao fato de que grande parte dos passageiros faz suas escolhas com base em preços e horários, mas também à utilização de complexos sistemas de discriminação de preços que dificultam a colusão tácita entre empresas e, ainda, ao fato de que as barreiras à entrada no setor não são muito elevadas. 


e.) Programas de pesquisa e desenvolvimento que elevam a capacitação da mão de obra e introduzem processos produtivos mais eficientes, empreendidos por empresas de uma indústria, beneficiam as empresas que não desenvolveram esses programas e, portanto, geram economias externas de escala para as empresas não-participantes.


5. (MPU/ CESPE/ 2010) Em um processo produtivo, empresas procuram se comportar de maneira eficiente transformando fatores de produção em produtos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A.)    (     ) Quando há rendimentos crescentes de escala as isoquantas situam-se cada vez mais próximas umas das outras, à medida que os insumos aumentam. 
B.)   (     ) A distância vertical entre as curvas de custo total e de custo variável é igual ao custo fixo. 

C.)   (     ) Em uma economia em que somente o insumo trabalho é variável e o volume de produção é crescente o produto marginal é sempre positivo.

D.)  (     ) No ponto em que a produção é maximizada a inclinação da tangente da curva do produto total é zero.

E.)   (     ) A lei dos rendimentos marginais decrescentes pressupõe que podem ocorrer alterações na qualidade da mão de obra à medida que há aumento das unidades de trabalho no processo produtivo.

6. ( Analista perito em economia / MPU/ cespe/ 2010). Considere que o custo de produção de uma empresa monopolista seja C(Q) = 50 + Q2 e que a curva de inversa de mercado seja P(Q) = 40 – Q, em que Q é a quantidade demandada e P(Q) é o preço. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

a.)  O lucro máximo será de 200 unidades monetárias. 
b.)  O lucro médio será de 20 unidades monetárias por unidade produzida. 
c.)   O lucro será maximizado quando Q=10 e P = 30. 

7. ( Analista perito em economia / MPU/ cespe/ 2010). Acerca da determinação de preços e poder de mercado, julque os itens a seguir.
a.) Toda empresa que apresenta custo médio e custo marginal decrescentes para toda a sua produção é considerada um monopólio natural. 
b.) uma empresa monopolista que discrimina preços de acordo com a quantidade consumida da mesma mercadoria/ serviço pratica discriminação perfeita de preço de primeiro grau. 
c.) Caso a elesticidade da demanda seja grande, é correto afirmar que o poder de monopólio da empresa será pequeno. 

CASO DESEJE ASSISTIR A CORREÇÃO DESSES EXERCÍCIOS, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário